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Os jogos de empresas têm sido um importante instrumento no ensino de Política dos Negócios. Além disso, eles têm desempenhado um importante papel no treinamento de estudantes e executivos de empresas, apresentando uma grande contribuição ao exercício da tomada de decisões e ao desenvolvimento de habilidades fundamentais à atividade eficaz de um executivo. Este método, muito bem aceito pelos educadores por combinar satisfação e aprendizagem, representa um recurso valioso que, se bem explorado, pode contribuir para o avanço da educação gerencial.

Os participantes dos jogos empresariais são levados a tomar decisões em rodadas sucessivas e a acompanhar os resultados de suas decisões. Além do aperfeiçoamento de habilidades técnicas, o jogo proporciona o aprimoramento das relações sociais entre as pessoas. As situações oferecidas modelam a realidade social e todos têm a oportunidade de vivenciar seu modelo comportamental e atitudinal. Para atingir objetivos, os jogadores passam por um processo de comunicação intra e intergrupal, em eu é exigido de todos usarem habilidades como:

• Ouvir, processar, entender e repassar informações;
• Dar e receber feedback de forma efetiva;
• Discordar com cortesia, respeitando a opinião dos outros;
• Adotar posturas de cooperação;
• Ceder espaço para os colegas;
• Mudar de opinião; tratar idéias conflitivas com flexibilidade e neutralidade.

Os objetivos básicos dos jogos de empresas abrangem três áreas do conhecimento:

1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício e experiências num ambiente simulado, tão parecido quanto possível ao ambiente no qual as mesmas terão que ser realmente desempenhadas.
2. Didático: transmitir conhecimentos específicos do campo da Administração de Empresas de um modo prático e experimental.
3. Pesquisa: utilizar o cenário propiciado pelo jogo de empresas como um laboratório para descobrir soluções para problemas empresariais, pesquisar aspectos da Teoria Econômica e da Administração e investigar o comportamento individual e grupal em condições de tomada de decisões sob pressão e incerteza.

Os jogos de empresas possibilitam que se realizem experiências e se aprendam as conseqüências de nossas decisões no futuro em partes diferentes da organização. A maneira como nós classificamos os jogos empresariais resulta em cinco grupos:

• Jogos de Comportamento: são aqueles cujo tema central permite que se trabalhem temas voltados às habilidades comportamentais. Neles, o facilitador enfatiza questões como: cooperação, relacionamento inter e intragrupal, flexibilidade, cortesia, afetividade, confiança e autoconfiança. Estão ligados com programas de Desenvolvimento Pessoal.
• Jogos de Processo: aqui, a ênfase maior é dada às habilidades técnicas. São preparados de tal forma que, para atingir seus objetivos, as equipes passam por processos simulados como negociar, liderar grupos, montar estratégias, administrar finanças e outros.
• Jogos de Mercado: são direcionados para atividades que reproduzem situações de mercado, tais como concorrências, pesquisa de mercado, relação empresa-fornecedores, terceirizações, etc.
• Jogos Sistêmicos: são os que abordam a empresa como um todo, incluindo decisões na maioria das principais áreas organizacionais e que requerem integração dessas funções com o acompanhamento do ambiente econômico e da flutuação da taxa de juros.
• Jogos Funcionais: são os que focalizam a problemática de um das grandes áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, produção, operações, recursos humanos ou contabilidade.

Dentre os métodos de ensino o jogo ganha destaque, pois disponibiliza de meios e recursos organizados, criando condições favoráveis para melhor assimilação do assunto em discussão. Por isso, a G&V se especializou na aplicação de diferentes modalidades de jogos empresarias que são capazes de trabalhar diferentes objetivos e enriquecer o aprendizado. Confira!

 
 
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